segunda-feira, novembro 15, 2010

Marionetas

Já há muito tempo que pretendia ver os Bonecos de Sto Aleixo de Évora. Com o Festafife tive esta oportunidade. Eles vieram a Viana e foi muito bom! Os Bonecos de Sto Aleixo, são títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas com cerca de quarenta centimetros de altura. Estes bonecos são manipulados por "uma família", constituída por actores profissionais, que garantem a permanência do espectáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.

Conhecido e apreciados em todo o país, com frequentes deslocaçõesaos locais onde tradicionalmente se realizava o espectáculo, os Bonecos de Sto Aleixo participaram também em muitos eventos internacionais fora do país (Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Grécia, Moçambique, Alemanha, Macau, China, Índia, Tailândia, Brasil, Rússia, México e França) e são anfitriões da Bienal Internacional de marionetas de Évora que se realiza desde 1987.



Claudio Cinelli - Itália
Espectáculo dividido em duas partes.
A primeira, "La Traviata", uma brincadeira, uma variação representada só por mãos, sobre a ópera.
A segunda, uma estrutura de cabaré, teatro de bonecos e máscaras e conta pequenas histórias poética, melancólicas e surreais. Um espectáculo que pela simplicidade, abriu novos caminhos para o uso teatral da mão.
"Mãos à ópera" não somente é um espectáculo de marionetas, é a história do teatro das marionetas.

Sem comentários:

Enviar um comentário