sábado, novembro 13, 2010

Daniel Sampaio

Ainda não tinha tido oportunidade de contar que estive na apresentação do livro de Daniel Sampaio "Memórias do futuro, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima no dia 9 de Novembro.
Foi um encontro muito produtivo, o autor foi muito claro na apresentação do seu livro e não se escusou a responder às questões que a plateia lhe colocou. No final houve a habitual sessão de autógrafos e cumprimentos.


"Com 78 anos de idade, o narrador e personagem principal deste novo livro de Daniel Sampaio é um dia confrontado com uma situação comum a muitos homens da sua idade – o casamento de um neto. Convidado para a festa, feliz por não ter sido esquecido, parte para uma longa viagem mental nas profundidades da sua memória. Começa por esse neto, Afonso, que o fez sentir velho pela primeira vez, aos 60 anos; aqui recupera a memória de Luísa, a colega na escola onde ambos ensinavam e partilhavam projectos e sonhos profissionais; recua até aos 40 anos, à figura de Mariana, sua mulher e companheira de sempre, mas que por esta altura da vida o confronta com a fragilidade das relações humanas, a começar pelo amor; e enfim, chega aos 20 anos, à adolescência e à juventude, onde tudo começa, para o bem e para o mal. "


     Ainda bem que gosto de ler e que cada vez mais, me tenho disciplinado para ler mais. Assim vou estando mais absorvida e esquecendo as coisas menos boas da vida.
     O projecto da minha escola "Todos a ler", está a ser delicioso. Eu gosto de ler as histórias aos alunos e eles ficam anestesiados a ouvir.
     É mesmo bom vê-los tão atentos a ouvir as histórias.
     Concerteza que estas crianças terão uma criatividade superior àquelas que nunca ouvem histórias.

Sem comentários:

Enviar um comentário