"Blogs de Portugal"

sábado, setembro 10, 2011

II Congresso Regional de Educação Artística


Com grande honra, fui  ao Funchal ao II Congresso Regional de Educação Artística, nos dias 8 e 9 apresentar uma Comunicação.
O programa do congresso foi muito rico e variado, com palestrantes muito conceituados ao nível da Educação Artística com quem muito aprendi. Também gostei muito de poder partilhar a minha experiência profissional na minha Comunicação e ouvir a avaliação que me fizeram. A todos o meu agradecimento especial.
Todo o congresso foi envolvido por ARTE, artes performativas nos intervalos, concertos musicais e workshops de arte, com especialistas em técnicas variadas para nos ajudar a desenvolver a nossa criatividade e ajudarmos os alunos a desenvolver a deles.
A Madeira tem o previlégio de ter um Gabinete Coordenador de Educação Artística, apoiado pela Secretaria Regional de Educação e Cultura que dá um apoio incondicional às expressões. Este gabinete trabalha com todas as escolas da ilha, facultando materias e transporte para espetáculos, assim como apoio de profissionais para acompanhar projectos. Fantástico não é?
Quando é que todos os governantes do continente vão perceber que o mais importante é desenvolver competências artísticas que levam as crianças a ser felizes e ter gosto pela Escola e por aprender? É a ter mais matemática? É a ter mais português? Porquê dar mais do mesmo em vez de dar alegria às crianças? Não acham que quando as crianças desenvolvem as suas capacidades artísticas, quando participam com as suas criações em exposições e espetáculos estão a aumentar a sua auto estima e que as vai ajudar a confiar mais nelas e a ter outra predisposição para estudar e aprender? Eu acredito  nisto.
Tudo foi muito gratificante para mim, só tive pena de vir embora e não ter passeado pela Madeira, mas trabalho é trabalho e no fim do trabalho a família tem de ser prioritária e esperava-me!!

6 comentários:

  1. Subscrevo inteiramente. Para além de seres uma pessoa fantástica, uma óptima professora e uma mãe como não há, ainda davas uma óptima psicóloga. É isso, Flor. Gosto muito de vocês, pá. Martinha

    ResponderEliminar
  2. Não mereço tantos elogios... mas que sabe bem... isso sabe.
    Também gosto muito de estar convosco, são sempre momentos de grande felicidade para mim estar com vocês. Beijinho, Flor

    ResponderEliminar
  3. foi difícil deixar-te ir . mas gostei de te ver chegar feliz com o que fizeste lá !
    é sempre bom ver-te depois de alguns dias com um sorriso enorme e com muitos abraços quentinhos para dar ;D
    beijos****

    ResponderEliminar
  4. Tu és a minha fonte de inspiração Adoro-te.

    ResponderEliminar
  5. Ai.. que bom é sentir amor e carinho.Que bom Florzinha ver que consegues os teus objectivos, realmente é só querer e conseguimos. Força e continua, a vida vale a pena viver.Parabéns e muitas beijocas

    ResponderEliminar
  6. Que pena não teres escrito o teu nome... assim não sei quem és... mas pelo que escreveste só podes ser boa pessoa!!! Beijo, Flor

    ResponderEliminar