sexta-feira, julho 02, 2010

Com uma gaivota na janela!

Quando nasceu o dia, despertei... e vi à janela uma gaivota enorme que espreitava para o quarto e dava bicadas no vidro.
Ainda meia adormecida percebi que estava no quarto do hospital. Comecei a sentir o corpo, o braço direito estava com gesso e doía, os joelhos tinham feridas e doíam, o ombro direito tinha ferida e doía, esforcei-me para me virar e estava cheia de dores nas costas.
A noite tinha sido interrompida, talvez de hora em hora... ora mete termómetro, ora mede tensão, ora injecta analgesico,...ora,... ora... que noite!
Percebi que ia passar ali alguns dias, pelas dores que sentia e porque tinha sido operada ao cotovelo no dia anterior.
Dia anterior!!!!
Que dia fantástico que estava a ser!
Tinha saído com os meus filhotes e afilhada para um pic nic. Tudo indicava que nos íamos divertir imenso, a minha disposição era total para lhes dedicar um dia fantástico. Passeamos, conversámos, jogámos a bola até que me apeteceu pegar na trotinete e experimentar uma aventura mais radical.
Quando dei conta... estava estantelada no chão, com os miúdos assustadíssimos à minha volta e dois senhores a ajudar-me a levantar.
Que vergonha tamanha quando um dos senhores me diz:
- Oh minha senhora, você já não tem idade para estas coisas!
Com muito custo levantei-me e não quis mostrar muita dor, para não assustar os miúdos mas eu sentia-me toda partida e pensava:
- Eu só queria brincar!
Claro que a brincadeira teve de acabar, ao fim de dez minutos já estava a ligar para o meu "cherry" a pedir-lhe para me vir buscar e me levar ao hospital, pois quanto mais os minutos passavam... mais tudo me doía.
Por isso é que estou aqui, na cama do meio  numa enfermaria. Á direita a D. Maria e à esquerda a D. Ana, com histórias também bizarras.
Realmente quando somos sensíveis para olhar o mal dos outros... isso pode ajudar-nos a perceber que não nos devemos lamentar, mas lutar, é que há sempre alguém que está bem pior do que nós.
A gaivota voltou à janela. É tão grande e elegante!
Estar no hospital.
Por muito bom que seja um hospital, parece-me que ninguém gosta de lá estar e ninguém está lá por vontade própria.
Não posso dizer que não cuidaram bem de mim enquanto lá estive. Mas ao longo destes dias foi possível observar, o ambiente de quem trabalha com os doentes, desde o pessoal de saúde ao pessoal da limpeza. Tudo é feito mecanicamente! Nada é feito com alma.
As pessoas entram nas enfermarias a falar ao telemóvel, dos filhos, dos amigos, das férias etc, fazem o trabalho a falar ao telemóvel, muitas vezes entram e saem e nem uma palavra dirigem aos doentes.
Estranho não é?
Pergunto-me. Onde está a humanidade?
Pergunto. Onde está o amor por aquilo que se faz?
Pergunto. Qual é a prioridade num hospital?
Vi tanta falta de amor!!!


14 comentários:

  1. Tudo de bom amiga...certamente as dores mais esquisitas...são aquelas que sentes no cotovelo...mas também essas irão passar...

    beijos e abraços para ti e para a família...

    ResponderEliminar
  2. Dizem que a dor de cotovelo é muito má... mas por incrível que pareça ele não me doi. O que me mata de dores são as costas. Obrigada por teres comentado, beijinhos também de nós para vós.

    ResponderEliminar
  3. óóóóó! nem quero acreditar!!! enquanto lia, só me lembrava da Irmã a dar um mortal, naquele acantonamento em Caminha! que grande susto! como estás? o Gonçalo diz que acabou de passar por vós e parecia tudo bem... mas o meu marido é muiiiiittttooo distraído!
    fica bem depressa! beijinhos, guida

    ResponderEliminar
  4. Sim, vimos o Gonçalo mas eu nem falei com ele porque ao mesmo tempo surgiu a Tânia a falar comigo. Tenho o braço direito com gesso, impede-me de escrever. No computador pareço uma galinha a bicar as teclas só com a mão esquerda. Custa-me muito a andar por causa da dor das costas, mas hei-de vencer se Deus quiser. Beijos e obrigada pela força.

    ResponderEliminar
  5. um grande beijo de melhoras... :D

    ResponderEliminar
  6. Desejo que recupere rapidamente porque,quem tem tanta força e coragem para trabalhar so com uma mão prova que com duas move multidões chamando a atençao para que as pessoas sejam mais humanas. um beijo da Glória Reis.

    ResponderEliminar
  7. Eu bem me parecia que devias estar a tramar alguma! Quando passas muito tempo ausente do teu blog fico sempre preocupada!
    Gostei muito da história que escreveste.Tenho pena é de não ser ficção e seres a protagonista! Depois do encontro sobre ilustração já deves estar inspirada para a ilustrar.Força e um grande abraço com votos de rápidas melhoras!
    Guise

    ResponderEliminar
  8. Obrigada Glória pelas palavras carinhosas. Beijo, Flor

    ResponderEliminar
  9. Pois é Paulinha, a vida dá-nos umas partidas. Obrigada pelas tuas palavras sempre tão gostosas. Também tens andado ausente! Férias? Beijinhos, Flor

    ResponderEliminar
  10. Desejo-lhes as melhoras só a gora é que vi.« MAIS TARDE DO QUE NUNCA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!»

    ResponderEliminar
  11. Obrigada Bruna, beijinhos e boas férias. Flor

    ResponderEliminar
  12. olá é a ana rita do antigo 6ºa as melhoras

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita, obrigada pela mensagem. Já estou recuperada. Beijinhos e procura-me na escola. Prof. Flor

    ResponderEliminar