quarta-feira, setembro 02, 2009

A Escola já começou, já tenho tido muitas reuniões e a novidade deste ano é o plano de contingencia para a gripe A.

A responsável pelo projecto da saúde na minha escola juntamente com o delegado regional de saúde fizeram uma bela apresentação e uma boa sessão de esclarecimento a toda a comunidade educativa.

Reparem como se propaga a gripe A. Mandaram-me este video que passo a apresentar porque me parece muito elucidativo. Espero que gostem.

12 comentários:

  1. Muito educativo realmente!
    Acho que este ano a nossa principal dificuldade vai ser conseguir cumprir o programa, pois vamos passar o tempo a lavar mãos!
    Beij.
    Guise

    ResponderEliminar
  2. Hi, hi, hi!!! Pois é!? E depois? Será que os avaliadores nos vão castigar? Ou será que a nossa querida ministra nos vai proteger?
    Beijinhos, Flor

    ResponderEliminar
  3. Olá Flor

    Vistas as coisas assim, bem reais por sinal, o víris parece um pequeno/grande monstro que nos vem extreminar a todos do planeta terra e extinguir a espécie humana, lol!! É assustador mas há que ter calma...eu tenho calma, já estou a respirar fundo e tudo!!! Martinha

    ResponderEliminar
  4. Como sempre és uma Amiga muito afectuosa e que gosta de ter o Blog em dia. Obrigada pelo elogio.
    MJ

    ResponderEliminar
  5. Olá Martinha! Não te assustes com este bichinho! Esta gripe tem uma coisa boa! É que só vem uma vez depois ficamos imunes. A bem dizer... quanto mais cedo vier melhor!... Beijo, Flor

    ResponderEliminar
  6. Não tens nada que agradecer MJ, os elogios só os dou a quem os merece e tu mereces. Beijo, Flor

    ResponderEliminar
  7. Então e as mutações?!

    beijinhos
    Martinha

    ResponderEliminar
  8. Olá Flor
    Mutação quer dizer "mudar". E é isso mesmo que todos os vírus fazem, mudam, sofrem mutações.
    Em relação ao vírus da gripe A, se ele sofrer uma mutação, quer dizer que apesar de eventalmente estarmos vacinados ou que já tenhamos sido infectados por ela, que não a possamos voltar a ter.
    Se o vírus permanecer igual ou sofrer uma mutação ligeira é provável que confira alguma protecção a quem já foi infectado.
    Espero que o testamento não tenha ficado confuso e que me tenha explicado em relação ao que quis dizer com mutação.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ok, por enquanto o vírus ainda não sofreu mutações, mas mesmo que venha a sofrer mutações já não é a gripe A que se apanha mas uma outra gripe qualquer, menos a A. Beijo, Flor

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde
    Esta GRIPE, causada pelo (H1N1)v só se apanha uma vez, pois ficamos imunes ao (H1N1)v, ou seja, o nosso organismo passa a ter capacidade de reconhecer o vírus e de se defender. Caso o vírus sofra uma mutação deixará de ser o mesmo, logo, não será mais o (H1N1)v, será uma nova estirpe, assim, não será a mesma "Gripe A".
    Espero ajudar à confusão.
    Beijocas MJ

    ResponderEliminar
  11. Obrigada MJ, quando é uma especialista a falar é sempre tudo mais claro! Espero que a Martinha tenha ficado também mais ilucidada. Beijo, Flor

    ResponderEliminar